Quaresma de São Miguel

QUARESMA DE SÃO MIGUEL ARCANJO

“Pois não é contra homens de carne e sangue que temos de lutar, mas contra principados e potestades, contra os príncipes deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal espalhadas nos ares” (Ef 6, 12).
A palavra anjo designa uma função e não uma natureza. O nome anjo é devido o que ele faz e não segundo o que ele é. “Por todo o seu ser, os anjos são servidores e mensageiros de Deus. por natureza, são criaturas puramente espirituais, dotadas de inteligência e de vontade: são criaturas pessoais e imortais” (CIC 329).
Os anjos são divididos em nove coros, uma espécie de categorias. São eles: Serafins, Querubins, Tronos, Dominações, Virtudes, Potestades, Principados, Arcanjos e Anjos.
O ARCANJO SÃO MIGUEL: QUEM COMO DEUS?
É conhecido como príncipe dos anjos. Foi aquele que disse por sua palavra e ação que somente Deus é o Senhor. Isso aconteceu quando Lúcifer, o anjo decaído, movido por soberba, pretende ser maior do que Deus, então é combatidos por Miguel que grita: “Quem como Deus?” e o vence.
O QUE É A QUARESMA DE SÃO MIGUEL?
A Quaresma de São Miguel nasceu com São Francisco de Assis,e foi durante uma dessas quaresmas que ele recebeu os estigmas de Cristo (no seu corpo, as marcas da Paixão do Senhor). Um Serafim veio do céu e o marcou.
Muitos que não vivem esse impulso de santidade não percebem esta luta que a Igreja trava contra as forças do inferno e elas, por sua vez, lutam também contra a Igreja, contra os católicos, aqueles que amam a Igreja, que comungam com santidade e dão a vida por Jesus. Essa luta, é sentida profundamente por aqueles que vivem a santidade, mas do que por aqueles que não vivem, que até negam a existência do demônio e que zombam daqueles que vivem assim.
A partir do dia 15 de agosto, Festa da Assunção de Nossa Senhora, começaremos a Quaresma de São Miguel Arcanjo e terminaremos no dia 29 de setembro, no seu glorioso dia. Para rezar a quaresma, o nosso coração deve estar reconciliado com Deus. durante a Quaresma, faça penitências, jejuns,abstinências e uma boa confissão. Faça seu pedido particular e principalmente pela libertação da família, quebra de maldição do jugo hereditário e outras intenções. Você poderá providenciar um altar para São Miguel com uma imagem ou uma estampa e todos os dias deverá:
-acender uma vela benta;
-oferecer uma penitência;
-fazer o sinal da cruz;
-Rezar a oração inicial;
-Rezar a Ladainha de São Miguel.
Quaresma de São Miguel

ORAÇÃO:
"São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate, sede o nosso refúgio contra as maldades e ciladas do demônio. Ordene-lhe Deus, instantemente o pedimos, e vós, príncipe da milícia celeste, pela virtude divina, precipitai no inferno a satanás e aos outros espíritos malignos, que andam pelo mundo para perder as almas. Amém".
"Rogai por nós, santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém".
Sacratíssimo Coração de Jesus! (três vezes)

Ladainha de São Miguel Arcanjo

SENHOR, tende piedade de nós.
JESUS CRISTO, tende piedade de nós.
SENHOR, tende piedade de nós.
JESUS CRISTO, ouvi-nos.
JESUS CRISTO, atendei-nos.
PAI CELESTE, que sois DEUS, tende piedade de nós.
FILHO REDENTOR do mundo, que sois DEUS, tende piedade de nós.
ESPÍRITO SANTO, que sois DEUS, tende piedade de nós.
SANTÍSSIMA TRINDADE, que sois um só DEUS, tende piedade de nós.
Santa Maria, Rainha dos Anjos, rogai por nós.
São Miguel, rogai por nós.
São Miguel, cheio da graça de DEUS, rogai por nós.
São Miguel, perfeito adorador do Verbo Divino, rogai por nós.
São Miguel, coroado de honra e de glória, rogai por nós.
São Miguel, poderosíssimo Príncipe dos exércitos do SENHOR, rogai por nós.
São Miguel, porta-estandarte da SANTÍSSIMA TRINDADE, rogai por nós.
São Miguel, guardião do Paraíso, rogai por nós.
São Miguel, guia e consolador do povo israelita, rogai por nós.
São Miguel, esplendor e fortaleza da Igreja militante, rogai por nós.
São Miguel, honra e alegria da Igreja triunfante, rogai por nós.
São Miguel, luz dos Anjos, rogai por nós.
São Miguel, baluarte da verdadeira fé, rogai por nós.
São Miguel, força dos que combatem sob o estandarte da Cruz, rogai por nós.
São Miguel, luz e confiança das almas no último momento da vida, rogai por nós.
São Miguel, socorro muito certo, rogai por nós.
São Miguel, nosso auxílio em todas as adversidades, rogai por nós.
São Miguel, mensageiro da sentença eterna, rogai por nós.
São Miguel, consolador das almas do Purgatório, rogai por nós.
São Miguel, a quem o SENHOR incumbiu de receber as almas depois da morte, rogai por nós.
São Miguel, nosso Príncipe, rogai por nós.
São Miguel, nosso Advogado rogai por nós.
Cordeiro de DEUS que tirais o pecado do mundo, perdoai-nos SENHOR.
Cordeiro de DEUS que tirais o pecado do mundo, ouvi-nos SENHOR.
Cordeiro de DEUS que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós SENHOR.
JESUS CRISTO, ouvi-nos.
JESUS CRISTO, atendei-nos.
Rogai por nós Glorioso São Miguel, príncipe da Igreja de JESUS CRISTO.
Para que sejamos dignos das suas promessas.Amém.
Senhor Jesus Cristo, santificai-nos por uma benção sempre nova e concedei-nos, por intercessão de São Miguel, a sabedoria que nos ensina a ajuntar riquezas no Céu e a trocar os bens do tempo presente pelos bens eternos.Vós que viveis e reinais por todos os séculos dos séculos.Amém.
ROSÁRIO DE SÃO MIGUEL

Deus, vinde em nosso auxílio
Senhor, socorrei-nos e salvai-nos.
Glória ao Pai...

Primeira Saudação
Pela intercessão de São Miguel e do coro celeste dos Serafins, para que o Senhor Jesus nos torne dignos de sermos abrasados de uma perfeita caridade.
Amém.
Glória ao Pai... Pai Nosso...
Três Ave-Marias... ao primeiro coro de Anjos

Segunda Saudação
Pela intercessão de São Miguel e do coro celeste dos Querubins, para que o Senhor Jesus nos conceda a graça de fugirmos do pecado e procurarmos a perfeição cristã.
Amém.
Glória ao Pai... Pai Nosso...
Três Ave-Marias... ao segundo coro de Anjos

Terceira Saudação
Pela intercessão de São Miguel e do coro celeste dos Tronos, para que Deus derrame em nossos corações o espírito de verdadeira e sincera humildade.
Amém.
Glória ao Pai... Pai Nosso...
Três Ave-Marias... ao terceiro coro de Anjos

Quarta Saudação
Pela intercessão de São Miguel e do coro celeste das Dominações, para que o Senhor nos conceda a graça de dominar nossos sentidos, e de nos corrigir das nossas más paixões.
Amém.
Glória ao Pai... Pai Nosso...
Três Ave-Marias... ao quarto coro de Anjos

Quinta Saudação
Pela intercessão de São Miguel e do coro celeste das Potestades, para que o Senhor Jesus se digne de proteger nossas almas contra as ciladas e as tentações de Satanás e dos demônios.
Amém.
Glória ao Pai... Pai Nosso...
Três Ave-Marias... ao quinto coro de Anjos

Sexta Saudação
Pela intercessão de São Miguel e do coro admirável das Virtudes, para que o Senhor não nos deixe cair em tentação, mas que nos livre de todo o mal.
Amém.
Glória ao Pai... Pai Nosso...
Três Ave-Marias... ao sexto coro de Anjos

Sétima Saudação
Pela intercessão de São Miguel e do coro celeste dos Principados, para que o Senhor encha nossas almas do espírito de uma verdadeira e sincera obediência.
Amém.
Glória ao Pai... Pai Nosso...
Três Ave-Marias... ao sétimo coro de Anjos

Oitava Saudação
Pela intercessão de São Miguel e do coro celeste dos Arcanjos, para que o Senhor nos conceda o dom da perseverança na fé e nas boas obras, a fim de que possamos chegar a possuir a glória do Paraíso.
Amém.
Glória ao Pai... Pai Nosso...
Três Ave-Marias... ao oitavo coro de Anjos

Nona Saudação
Pela intercessão de São Miguel e do coro celeste de todos os Anjos, para que sejamos guardados por eles nesta vida mortal, para sermos conduzidos por eles à glória eterna do Céu.
Amém.
Glória ao Pai... Pai Nosso...
Três Ave-Marias... ao nono coro de Anjos

Ao final, reza-se:
Um Pai Nosso em honra de São Miguel Arcanjo.
Um Pai Nosso em honra de São Gabriel.
Um Pai Nosso em honra de São Rafael.
Um Pai Nosso em honra de nosso Anjo da Guarda.

Gloriosíssimo São Miguel, chefe e príncipe dos exércitos celestes, fiel guardião das almas, vencedor dos espíritos rebeldes, amado da casa de Deus, nosso admirável guia depois de Cristo; vós, cuja excelência e virtudes são eminentíssimas, dignai-vos livrar-nos de todos os males, nós todos que recorremos a vós com confiança, e fazei pela vossa incomparável proteção, que adiantemos cada dia mais na fidelidade em servir a Deus.
Amém.

V. Rogai por nós, ó bem-aventurado São Miguel, príncipe da Igreja de Cristo.
R. Para que sejamos dignos de suas promessas.

Oração
Deus, todo poderoso e eterno, que por um prodígio de bondade e misericórdia para a salvação dos homens, escolhestes para príncipe de Vossa Igreja o gloriosíssimo Arcanjo São Miguel, tornai-nos dignos, nós vo-lo pedimos, de sermos preservados de todos os nossos inimigos, a fim de que na hora da nossa morte nenhum deles nos possa inquietar, mas que nos seja dado de sermos introduzidos por ele na presença da Vossa poderosa e augusta Majestade, pelos merecimentos de Jesus Cristo, Nosso Senhor.
Amém.


Consagração a São Miguel

Ó Príncipe nobilíssimo dos Anjos, valoroso guerreiro do Altíssimo, zeloso defensor da glória do SENHOR, terror do espíritos rebeldes, amor e delícia de todos os Anjos justos, meu diletíssimo Arcanjo São Miguel, desejando eu fazer parte do número dos vossos devotos e servos, a vós hoje me consagro, me dou e me ofereço e ponho-me a mim próprio, a minha família e tudo o que me pertence, debaixo da vossa poderosíssima proteção.
É pequena a oferta do meu serviço, sendo como sou um miserável pecador, mas vós engrandecereis o afeto do meu coração; recordai-vos que de hoje em diante estou debaixo do vosso sustento e deveis assistir-me em toda a minha vida e obter-me o perdão dos meus muitos e graves pecados, a graça da amar a DEUS de todo coração, ao meu querido Salvador JESUS CRISTO e a minha Mãe Maria Santíssima, obtende-me aqueles auxílios que me são necessários para obter a coroa da eterna glória.
Defendei-me dos inimigos da alma, especialmente na hora da morte. Vinde, ó príncipe gloriosíssimo, assistir-me na última luta e com a vossa alma poderosa lançai para longe, precipitando nos abismos do inferno, aquele anjo quebrador de promessas e soberbo que um dia prostrastes no combate no céu. São Miguel Arcanjo defendei-nos no combate para que não pereçamos no supremo juízo. Amém.
SÃO MIGUEL ARCANJO DEFENDEI-NOS NO COMBATE PARA QUE NÃO PEREÇAMOS NO SUPREMO JUÍZO. AMÉM.

Se você desejar se aprofundar mais na devoção a São Miguel, adquira o Devocionário a São Miguel Arcanjo, da editora Canção Nova.
Que São Miguel que lutou e venceu o demônio e que Nossa Senhora assunta ao céu, que pisou a cabeça da serpente, intercedam por nós e pelas nossas famílias

2 comentários:

  1. Que todos nós cristão,possamos ter realmente consiencia do que é a Quaresma.E que possamos vive-la verdadeiramente.Não sendo somente como 40 dias sem chocolate ou refrigerante.Mas tempo de conversão,penitencia e reflexão.Obrigada por terem me ensinado comisas que aidna não conhecia.

    ResponderExcluir
  2. Essa Quaresma nos traz uma fortaleza em Deus muito grande e consegue nos revelar a graça de sermos amigos uns dos outros.

    ResponderExcluir

Adoração

Adoração
Brilhe sua Glória em todo lugar!